sexta-feira, 29 de agosto de 2008

O preconceito com os negros



Vemos nos olhos das pessoas o sofrimento, a dor. Crianças que não tem o que comer, não tem amor, carinho, atenção e nem estudo.

Muitas pessoas ainda tem preconceito com pessoas negras, principalmente quando são crianças, no colégio é onde existe mais preconceito. Diversos autores preocuparam-se com a relação entre racismo e educação, desenvolvendo pesquisas nessa linha. Uma delas foi realizada por Gusmão (1999), com crianças pobres de periferia urbana ou do meio rural, e tinha como objetivo verificar de que forma estigmas e estereótipos se fixam na vida do negro. Para tal, foram analisados desenhos nos quais foi possível observar como se estrutura o mundo simbólico e de que forma as crianças olham o mundo e são olhadas por ele. No universo investigado, incluiu-se também o sistema educacional.

A criança negra poderá ser submetida a uma violência simbólica, manifestada pela ausência da figura do negro no contexto escolar, ou pela linguagem verbal – insultos e piadas – proveniente do seu grupo social, demonstrando de modo explícito o desrespeito dirigido a essa população, aprendido muito cedo pelas crianças brancas.
A criança negra poderá incorporar esse discurso e sentir-se marginalizada, desvalorizada e excluída, sendo levada a falso entendimento de que não é merecedora de respeito ou dignidade, julgando-se sem direitos e possibilidades. Esse sentimento está pautado pela mensagem transmitida às crianças de que para ser humanizado é preciso corresponder às expectativas do padrão dominante, ou seja, ser branco.

2 comentários:

Unknown disse...

muitas pessoas acham que e brincadeira meu nome e Darlan e não tenho vergonha de ser negro

Unknown disse...

Verdade Darlan eu também não tenho vergonha.